Este site está em novo endereço: visite www.liaamancio.com.br para novidades e updates!

quinta-feira, setembro 04, 2003

Não são só turistas brasileiros vetados ao entrar na Grã-Bretanha: se você deseja mesmo obter a cidadania da terra do Monty Python, deve responder a uma bateria de testes para provar sua inglesice, se é que esse termo existe (a Reuters disse "Britshness") - caso você não se identifique nem um pouco com a cultura do país, você ainda pode conseguir um visto de turista - mas nunca um passaporte inglês.
A discussão é antiga: um ex-tenente do governo de Margaret Tatcher já havia sugerido um 'cricket test', onde imigrantes deveriam espontaneamente torcer pelo time inglês. No entanto, só recentemente o tal teste foi posto em prática - em dezembro do ano passado, a triagem ainda era um projeto - mas nós só tomamos conhecimento agora, com o sujeitinho que não sabia quem era Yoko Ono. Parece besteira, mas isso é básico - afinal, a mulher esteve envolvida com um dos maiores ícones pops do país - o que o cara quer fazer na Inglaterra se não ouve Beatles? Vai pra Bélgica, ora bolas.
* * *
Sabe, por um momento pensei que isso poderia ser aplicado aqui - uma espécie de teste de 'brasilidade'. Não, nada de perguntar "quem é Ronaldinho" ou obviedades - mas obrigar imigrantes (não turistas, que vêm ao país para conhecê-lo, mas gente que pretende morar aqui) a estudar um pouco de história do Brasil e cultura brasileira.
Mas aí me dei conta que mais da metade dos brasileiros seriam jogados ao mar ao se depararem com perguntas sobre o Estado Novo, a indústria cinematográfica brasileira, as capitais e o Movimento Armorial. Eu mesma não entendo nada de Estado Novo nem sei de cabeça a capital de Roraima.
* * *
A Reuters é a mesma agência que noticia o cd de pop romântico gravado por Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano, e ainda nos lembra que ele já foi cantor de salão de transatlânticos. Sinistro. Acho que o mundo tá perdido mesmo.
* * *
Todo mudo aí viu "Studio 54", o filme? Lembra da tia que tem um ataque cardíaco na pista? Bem, isso não é ficção, com a diferença que a senhora alemã não identificada tem 80 anos e está alive, kickin' and rockin' (versão em português do Terra Popular, aquela seção que copia várias notícias da 'Oddly Enough' do Yahoo).
* * *
A Preta Gil quer ser a próxima Neusinha Brizola, é isso? Por favor, digam que minha intuição está errada e que ela NÃO vai gravar um disco produzido pelo Mion, como Neusinha fez (com muita classe e estilo) com seu parceiro na vida e na arte, Joe Euthanasia.

Nenhum comentário:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-books para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...