Este site está em novo endereço: visite www.liaamancio.com.br para novidades e updates!

sexta-feira, junho 13, 2003

Feliz dia de Santo Antônio pra quem precisa!
(eu incluída)
* * *
Sexta-Feira 13
Começaremos com o "azar" do número 13: a crença medieval de que "a culpa é das mulheres" (que, aliás, existe até hoje em ordens religiosas que acreditam piamente na associação "mulher = tentação = coisa errada") fez com que os meses do ano caíssem de 13 para 12 (sim, o calendário já foi regido pelo ciclo lunar). O problema é que as mulheres continuaram tendo 13 ciclos (como a Lua, o que corrobora a tese de que nosso corpo é SIM regido pelos astros, e embora eu negue o "esoterismo barato" até a morte, a física pode comprovar fatos como a atração das marés pela lua - e uma vez que nosso corpo é quase 70% líquido, faz sentido falar de ciclos, assim como de ruídos na comunicação causados por esse ou outro satélite/ corpo celeste cruzando nosso caminho).
É claro que há também o mito egípcio de que a escada para a vida eterna teria 12 degraus e que o décimo terceiro simbolizaria a morte depois da vida eterna, e também há o mito cristão dos 13 na última ceia. Mas eu, paranóica que sou, prefiro associar o "azar" da 6a Feira 13 a mais uma forma do macho medieval culpar as mulheres por tudo o que há de errado no mundo, porque além de 13 ser um número "lunar" (logo, essencialmente feminino), "Friday" vem de "Frida", que seria a equivalente nórdica de Vênus.. e - olha só que curioso - antigamente "Saturday", o dia de Saturno, era o dia de descanso.. porque Saturno havia passado o dia anterior com a deusa do amor.
Isso, claro, não passa de um mito anglo-saxão (os nomes *originais* estão em inglês). Mas não custa escrever aqui, afinal Boneca também é cultura (inútil, mas não deixa de ser).
* * *
Então, meninas, tirem o dia de hoje para comemorar.. e, é claro, pra orar para Santo Antônio!
* * *
Música do dia: "Dazzle", Siouxsie And The Banshees.

Nenhum comentário:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-books para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...