MANIFESTO ANTI-FRESCURA DE WEBDIZÁINER
O BrunoC tava aqui comentando... é foda, eu falo essas coisas e nego acha que eu estou puxando a brasa pra minha sardinha, mas webdesigner é a raça mais pusilânime que existe. Não todos, óbvio, mas tem umas espécies sinistras. Ontem tava discutindo com um cara - não vou citar nomes pra respeitar o rapaz - que fez uma página linda, linda mesmo, toda em flash com 3D, manda bem em design, em modelagem de objetos, e tal, mas de web mesmo não entende porra nenhuma. Se entendesse a) não colocaria som na página b) não faria versão exclusiva para uma determinada configuração de monitor (ssssim, tem um aviso, que 'se a sua resolução é 800x600, melhor nem entrar') e c) não faria a porra toda em flash, porque nem todo mundo tem computador razoavelmente bom/ existem usuários de outros sistemas operacionais/ existem conexões merdas.
Esse povo tem que entender que se você faz uma tabela com 1024 de largura, algum infeliz do outro lado do mundo vai ser obrigado a dar um scroll na horizontal... que se você faz um site todo em flash (nada contra uma introduçãozinha, ou uma animação numa janela separada ou uma versão alternativa em html, acho isso supersaudável!) alguém vai ser obrigado a fechar tudo o que estiver fazendo e dedicar boa parte de seu tempo esperando aquela merda abrir... que nem sempre o navegador suporta certas tags simples tipo mouseover, portanto o 'over' não pode ser fundamental pra compreensão do conteúdo do site.. mas não... ninguém entende. E continuam fazendo sites inteirinhos em flash. Desgraçados.
Eu, pelo menos, não confio em sites que não posso abrir de casa. E acho que todo webdesigner deveria ter um Internet Exploder 2 em casa pra testar tudo antes. Se fizer compatível com todos os sistemas e fizer bonito é porque é bom no que faz. Se não consegue, devia largar o computador e ler um livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário