Este site está em novo endereço: visite www.liaamancio.com.br para novidades e updates!

sábado, março 27, 2004

Café e cigarros
Jim Jarsmusch é foda.
A empreitada mais recente do diretor de Estranhos no Paraíso, Down By Law, Mystery Train (que conta com a participação de Screamin' Jay Hawkins, que já havia sido citado em 'Estranhos no Paraíso'), Uma noite sobre a Terra, Dead Man, Year of the Horse (documentário supimpa sobre uma turnê do Neil Young) e Ghost Dog chama-se Coffee and cigarettes.
Mas hein? Ele já não tem TRÊS filmes com esse nome?
Sim. A brincadeira começou em 86, com um curta-metragem onde Roberto Benigni e Steven Wright, com os sugestivos nomes de Bob e Steve, fumavam, bebiam café e conversavam trivialidades.
Em 1989, Jarmusch devia ter mais uns metros de película p&b sobrando e colocou Steve Buscemi como um garçom que servia os irmãos Cinqué Lee e Joie Lee. Os irmãos, claro, bebiam café e fumavam bastante, e o título do curta era "Coffee and Cigarettes - Memphis Version".
Eis que, em 93, Jarmusch teve a manha de juntar Tom Waits e Iggy Pop numa mesa de um café, fazendo os papéis deles mesmos, mas com algumas sutis diferenças (Tom Waits acaba de operar alguém no caminho para encontrar Iggy). Uma média e um maço de Marlboro para quem adivinhar sobre o que eles conversam e qual o nome do curta. Com o subtítulo "Somewhere in California".
O atual Coffee And Cigarettes, de 2003, são seqüências de esquetes tendo café e cigarros ao fundo. Jarmusch pegou seus três curtas e acrescentou mais alguns: Bill Murray (no papel de.. Bill Murray!) servindo RZA e GZA (os caras do Wu Tang Clan) e sendo sacaneado por eles por causa de seu papel em 'Os Caçafantasmas'; Cate Blanchett conversando com ela mesma; os irmãos-arroz-de-festa Meg e Jack White; e mais uma pá de gente, incluindo Steve Coogan - o Tony Wilson de '24 Hour Party People', aquele sotaque dele é inconfundível.
A colagem de filmes de dez anos atrás com filmes produzidos agora, pelo trailer, não deve ficar forçada, com produções de qualidades diferentes: em todos os filmes, Jarmusch usou película em p&b - aliás, reza a lenda (e o imdb.com) que este foi o último filme produzido em película p&b, até que outro laboratório resolva voltar a produzir o mimo, já que a leva usada em "Coffee & Cigarettes" foi a última produzida pela Kodak.
Veja o Trailer e fique com vontade de ver o filme também.
* * *
Listras Brancas
Bicho, sempre que eu vejo Meg e Jack White eu lembro de Mary e Jony (até as iniciais são as mesmas!), aquele casal de irmãos cabeçudos, tudo vestido igualzinho tipo bebê gêmeo, calouros do Raul Gil.

Nenhum comentário:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-books para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...