Este site está em novo endereço: visite www.liaamancio.com.br para novidades e updates!

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Malandro é malandro, mané é mané

Se o que você faz é ilegal, ainda que a lei seja equivocada, é bom fazer na moita, para correr menos riscos de ser preso ou reprimido com violência. Isso vale para baixar arquivos da internet, abortar, fumar maconha ou ocupar imóveis ilegalmente.

Veja bem, não estou incitando o ato ilegal. É uma opção sua. E eu estou aqui pra te lembrar que se você acha que a lei está errada e você tem direito ao pleno acesso à cultura, se a lei é equivocada e maconha faz menos mal do que álcool ou cigarro, se você deveria ter o direito de decisão sobre seu corpo e se você é um cidadão e tem direito à moradia, e se em vez de lutar pelos seus direitos com conscientização da população, projetos de lei e lobby no congresso você preferiu fazer da maneira ilegal, você está sujeito a repressão. Se for preso, notificado ou reprimido, isso já estava previsto, certo?

Ok. Você decidiu fazer, mesmo sabendo que a possibilidade de ser pego existe. Você:

a) faz o mínimo de alarde possível
b) chama uns hippies pra fazer tocar música e fazer performance na porta

A imprensa aparece. Você:

a) finge que nada está acontecendo
b) reclama que eles não estão dando atenção suficiente pra você, que está fazendo algo ilegal (ainda que a lei tenha lá seus problemas)

Fazer manifestação, performance, passeata com menos de 200 pessoas, twittaço ou o que quer que seja só chama atenção pra merda ilegalidade que você está cometendo, mas não necessariamente terá efeitos reais para a causa. Que tal estimular a discussão, botar assuntos espinhosos na mídia (TODO MUNDO conhece um jornalista mais ou menos capaz de emplacar pauta, vai), das matérias imparciais, da consulta pública, da isenção religiosa, da divulgação da causa e, principalmente, da eficácia: você não vai conseguir mudar a lei desrespeitando-a, mas sim levando os projetos pras pessoas certas, botando terno e fazendo lobby em vez de cultivar dreadlock, tocar violão e fazer performance circense?

Isto posto, gostaria de frisar que aqueles quase dez e-mails que recebi ontem de fontes diferentes sobre uma repressão a uma ação ilegal aí foram direto para a lixeira.

E ainda pensei 'bem feito'. Porque malandro é malandro, mané é mané, e hippie tem mais é que... tomar um banho.

3 comentários:

Luiz Alberto disse...

Olhei o "Gente que Gosto" e não vi o Porradobol. Sacanagem...

Lia disse...

Pooooo, caidaço da minha parte!! Resolverei nesse momento!!!! :p

Luiz Alberto disse...

Ah bom!

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-books para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...