Este site está em novo endereço: visite www.liaamancio.com.br para novidades e updates!

quarta-feira, julho 04, 2012

Boson de Higgs e teoria do Big Bang for dummies

Parece que a existência do Bóson de Higgs está mais perto de ser confirmada pelos cientistas do CERN.

Você LEMBRA, né? Lembra bem da galera que está em Genebra tentando (okay, vou simplificar aqui) reproduzir o Big Bang com um mega colisor de hadrons (hadrons, se você matou as aulas de química na escola, são partículas feitas de quarks, e que variam pelo número de quarks e pelo tipo de spin - e spin é exatamente isso que você acha que é: os movimentos - giros - das partículas).

Boson, seu pervertido, não é um par de peitos. É uma partícula (de spin inteiro, aliás). E esse, especificamente, é chamado de Higgs por causa do cientista que escreveu, há algumas décadas atrás, sobre uma partícula fundamental que, em tese, teria dado origem a tudo.

Imagino que, se você frequenta esse blog, você acredite um pouco na teoria do big bang, não? Por incrível que pareça, a musiquinha do Barenaked Ladies pode ajudar a entender um pouco dessa história aí:



http://www.youtube.com/watch?v=ItIdeKg5kt4

Bom, vamos lá: há rumores de que o universo esteja constantemente se expandindo. Se ele está se expandindo, quer dizer que, retroagindo no tempo, ele deva ter sido menor. Mas o universo está aí há TANTO tempo, que em algum momento ele deve ter sido uma partícula de porra nenhuma. O que minhas tias católicas chamam de ‘e Deus fez a luz’, é algo como a teoria de que o nada que veio antes do universo não era exatamente um nada: era matéria, sabe-se lá em que estado, mas sabe-se que (ou melhor, estão tentando provar isso agora), quente e densa, virou partícula e explodiu. E, no que explodiu, partículas começaram a se juntar, formando outras partículas um pouco mais complexas, que juntas formam outras um pouco mais complexas e agora estamos aqui todos nós, reunidos, emocionados com essa história.

Não, gente, sério. Tou quase chorando aqui de emoção, de verdade. Acho isso lindo demais.


E você com isso? TUDO. Os nerds lá de Genebra estão começando a achar evidências dessas teorias todas - que deram origem ao sol, às belas praias, aos dias bonitos, às luas cheias, aos pandas, aos ornitorrincos, ao chocolate, ao café, ao creme de menta e a você.

Próxima vez que seu filho perguntar ‘de onde eu vim?’, você já tem a resposta pronta...

Nenhum comentário:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-books para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...