Este site está em novo endereço: visite www.liaamancio.com.br para novidades e updates!

quarta-feira, janeiro 28, 2004

Recadastramento de Título de Eleitor
Moro no Rio de Janeiro, mas voto em Niterói. Para mim, não tem incômodo algum em votar em outra cidade: não é tão longe assim da minha casa, e minha família inteira está lá. Pois qual não foi minha surpresa ao ouvir outro dia que os eleitores de Niterói deveriam recadastrar o título?
- Ahn, legal, onde diz isso?
- Adélia recebeu um papel na rua dizendo que tinha que ir lá no Clube Português recadastrar o título, e que isso começou no dia 9 de dezembro.
- 9 de dezembro? Pô, faz tempo e ninguém avisou nada.
* * *
Duas semanas depois, uma ex colega de escola que eu dei a sorte de encontrar no ônibus numa tarde improvável me encaminhou um e-mail que havia sido encaminhado a ela com mais alguns detalhes, assinado por um deputado. Hum, legal, essa foi a única informação mais ou menos oficial que recebi. De resto, nada. Nenhum comunicado na primeira página do jornal de domingo (que todo mundo lê), nenhum papel timbrado, nenhuma carta chegando na casa da minha mãe nem na do meu pai, nada. Todo mundo vai recadastrar o título só por ouvir o boca-a-boca dos niteroienses.
* * *
Mesmo não confiando nessas informações e achando que é alguma manobra de marketing político para aquisição de mala direta atualizada (gente, ninguém que eu conheço recebeu NADA oficial dizendo isso! Está me cheirando muito mal), resolvi aproveitar uma manhã em Niterói para comparecer lá no, descobri depois, Clube Central, já que a informação do Clube Português não procedia. Tudo certo, dentista às dez, cumprimento do meu dever cívico não informado pelo governo às dez e meia, e eu chegaria no trabalho à tarde, como de praxe.
Mas o Clube Central só abriria para o recadastramento ao meio dia.
Isso lá é hora de começar atividades de eleitor? E quem trabalha? Se fode? (update: abre aos sábados, espero que no mesmo horário)
Então que se foda, também. Tenho até dia 6 pra decidir se vou recadastrar meu título ou se deixo ele ser cancelado e me abstenho de votar. A multa para quem não vota varia de 1 a 3 reais, mais barato do que o preço da passagem.
(se bem que, caxias como sou, eu sei que semana que vem estarei em Niterói com meus documentos e pronta para chegar no trabalho às duas da tarde.. mas PUTA da vida com essa história. Que obrigação é essa que ninguém manda nenhum documento para os eleitores, gente?)
* * *
UPDATE: Segundo Gilson Monteiro, somente 20% dos eleitores se recadastraram até agora, e essa palhaçada é de interesse de vereadores. O colunista escreveu:
"Se o total de eleitores cair muito, o número de cadeiras na Câmara, 21 atualmente, também pode ser alterado. Por isso, o corregedor do TRE, Roberto Felinto, acha que candidatos a vereador poderiam incentivar o comparecimento às zonas eleitorais, pois só 20% dos niteroienses se recadastraram e o prazo termina dia 6. O tribunal está fazendo a revisão porque encontrou mais de 80% de eleitores no total de habitantes. "
Ah, táááá..
Há mais informações aqui (ah, sim, a Folha de Niterói sempre foi o veículo oficial da prefeitura pdtista, não sei como está agora com o Godofredo - PT - na gerência da cidade) e um artigo interessante aqui sobre a inutilidade dessas operações de recadastramento.
Boa sorte pra vocês.
* * *
E por falar em ir pra Niterói..
Mais dois que estavam anotados no meu caderninho e eu tinha esquecido:
"Só Jesus expulsa o preto velho das pessoas"
e "Só Jesus expulsa o homulu das pessoas".
Lá mesmo, nas paredes dos armazéns do cais do porto. Te juro.
* * *
Ouvindo
Mexe o sonrisaaaaal.. pra ajudar o peixe!

Nenhum comentário:

Se você gostou do que leu aqui, talvez goste de saber que agora estou em liaamancio.com.br.
Está interessado em e-books para seu desenvolvimento pessoal? Clique aqui.
Quer conhecer mais sobre óleos essenciais? Clique aqui.
Se quiser contratar serviços de marketing e comunicação, acesse www.lounge42.com.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...